Mastologista

Mastologista é o médico que cuida da saúde das mamas

O que é Mastologia?

Mastologia é a especialidade médica responsável pelo atendimento dos paciente com alterações mamárias. Grande parte dessas alterações estão relacionadas a processos benignos.

Vale lembrar que os homens também possuem mamas e, em caso de alterações, também devem procurar a mastologista.

Como a Mastologia é uma subespecialização, a profissional deve ser Ginecologista/Obstetra ou cirurgião antes de ser Mastologista.

Como é a consulta com Mastologista?

A consulta é antes de tudo uma conversa. O Mastologista fará o registro do histórico pessoal detalhado, observando por exemplo, alguns dos seguintes fatores:

  • Familiares;
  • Pessoais;
  • Comportamentais;
  • Fatores de risco.

Há também o momento para avaliação e exame físico conforme necessidade de cada paciente.

Dra Lícia de Matos - Mastologista e Ginecologista

Dra. Lícia de Matos

Mastologista
CRM-MG 50.576

Planos Atendidos

Perguntas mais Frequentes

Não é preciso que as pacientes tenham necessariamente alguma doença para consultar o Mastologista. Segundo o governo brasileiro, a mamografia de rotina deve ser feita por mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos. No entanto, em caso de alterações, exames mamários podem ser feitos em qualquer fase da vida.

Algumas alterações podem requerer acompanhamento até de seis em seis meses ou anual. Além disso, mulheres com histórico familiar positivo para câncer de mama (por exemplo: mãe e/ou irmã) devem iniciar o acompanhamento mais cedo.

O Mastologista cuida de doenças benignas e malignas das mamas. São alterações frequentes: mastalgia, também conhecida como dor mamária, que pode ocorrer como “ fincadas” ou ainda, percebida como desconforto, que ocorre com mais frequência próximo ao período menstrual.

Dificuldade durante o período da amamentação: os cuidados com as mamas devem ser incluídos durante o período do pré-natal. Nódulos e cistos também são alterações frequentes. O Mastologista também é responsável pelo tratamento do paciente com câncer de mama.

É o Mastologista que realiza a cirurgia para a retirada de nódulos benignos e malignos, além de outras alterações.

Alguns Mastologistas também realizam a reconstrução da mama (“cirurgia plástica reconstrutiva”) após a cirurgia do câncer de mama.

As alterações mais comuns compreendem dor mamária, mastites (que são a inflamação da mama), nódulos, cistos, microcalcificações, galactorréia (saída de leite), descarga mamilar hemorrágica (saída de secreção com sangue), abscessos (ferida com pus, mais conhecida como furúnculo), mamas axilares (excesso de tecido mamário nas axilas), ginecomastia (crescimento de mamas em homens) assimetrias (tipo de alteração na mamografia) e câncer de mama.

Ginecomastia é o crescimento de mamas em homens. Muitas vezes, a ginecomastia pode significar um sintoma de alguma doença de base: alcoolismo, doenças do fígado ou dos testículos; abuso de drogas ou tratamento com alguns tipos de medicamentos. Deve ser feito, ainda, a distinção com ganho de peso ou com o depósito de gordura nessa região (lipomastia).

A prevenção das doenças da mama passa pelo controle de fatores evitáveis. Esses fatores, apesar de serem amplamente discutidos, encontram, por vezes, muitos obstáculos para serem combatidos. Abaixo, as principais atitudes para prevenção:

  • Controle do peso: o aumento do peso corporal também aumenta o risco para vários tipos de câncer, incluindo o de mama. 
  • Combate ao fumo/tabagismo: segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são liberadas mais de 4.700 substâncias tóxicas no ambiente ao fumar!
  • Alimentação saudável rica em frutas e legumes, diminuindo o consumo de álcool e de comida processada (por exemplo:enlatados, embutidos). 
  • Faça atividades físicas e diminua o estresse.

O Mastologista também atende homens, caso exista alguma alteração que necessite dos cuidados desse profissional. Lembrando que os homens também possuem mamas e que, embora raro, também podem ter câncer de mama.

Apesar da proximidade com a área da Ginecologia, alguns Mastologistas são cirurgiões.

O Mastologista trabalha em parceria com o oncologista, que é o clínico da pessoa com câncer. Normalmente, o Mastologista não é oncologista, apesar de também possuir conhecimentos nesta área.

Caso tenha mais dúvidas, agende uma consulta com a Dra. Lícia de Matos: agendar consulta

Agende sua Consulta

Loading...